DROGAS. Uso/Abuso

11/04/2010 23:36

Droga! Vários conceitos definem o que é droga, porém a mais usual é a definição dada pela OMS – Organização Mundial da Saúde: Droga é qualquer substância introduzida em um organismo vivo, que irá modificar uma ou mais de suas funções, (altera seu funcionamento), entende-se então que, não são substâncias produzidas pelo organismo.

Antes de me veredar pelos estudos sobre drogas, tinha uma concepção equivocada e preconceituosa sobre o assunto em geral. A droga por si só não é boa ou ruim, pois o que determina seu efeito maléfico é a sua utilização. Existem inúmeras substâncias com a finalidade de produzir efeitos benéficos, citando o tratamento de doenças, são as drogas consideradas medicamentos, todavia existem substâncias que provocam malefícios à saúde, que podem ser chamados de venenos ou tóxicos. Salientando que certas substâncias podem exercer a função de medicamento em alguns momentos, noutro como tóxico.

Temos então a definição para o que é droga, e antes de prosseguirmos é necessário que definíssemos outros termos a serem utilizados no discorrer da explanação.

Droga de abuso: (psicotrópicas) é a droga que, por agir sobre os mecanismos de gratificação do cérebro, é usada com propósitos não médicos, devidos aos efeitos estimulantes, euforizantes e/ ou tranquilizantes.

Vício: é quando alguma droga causa dependência física. Quando uma pessoa está viciada em uma substância, ela depende da droga, assim como o organismo normal depende dos alimentos para o seu metabolismo. Uma pessoa normal que deixa de se alimentar ela adoece, o mesmo acontece com uma pessoa viciada, quando ela deixa de consumir a droga, ela adoece.

Dependência Física: é o aparecimento de transtornos físicos intensos, quando se interrompe o uso da droga. Na dependência física, a droga é necessária para que o indivíduo funcione normalmente e quando ela não é usada aparecem os sintomas que se agrupam e passam a ser chamados de síndrome de abstinência e que irá variar dependendo do tipo de droga utilizada.

 

Classificação das drogas

 

Classificação das Drogas, aspectos jurídicos

DROGAS LÍCITAS

DROGAS ILÍCITAS

São aquelas cujo comércio está previsto em leis, podendo estar obrigada a algum tipo de restrição, v.g. venda de bebidas alcoólicas proibidas para menores de 18 anos.

Aplica-se também a alguns medicamentos, que para serem adquiridos depende de uma prescrição médica, sendo alguns medicamentos com sua prescrição original retida.

 

São as proibidas por lei, v.g. Lei 11.343, de 23 de agosto de 2006 – Lei de Droga.

 

 

          Com base nas ações das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), modificações foram observadas na atividade mental, bem como no comportamento de pessoas usuárias de substâncias pode-se destacar:

1. drogas depressoras da atividade mental;

2. drogas estimulantes da atividade mental;

3. drogas pertubadoras da atividade mental.

Baseada nesta classificação podemos, destacar as principais drogas.

 

Drogas depressoras da atividade mental.

          Dentro dessa categoria de drogas, podemos encontrar uma grande variedade de substâncias, que são diferentes em suas propriedades físicas e químicas, no entanto apresentam características em comum, de causar diminuição da atividade global ou de alguns sistemas específicos do SNC (Sistema Nervoso Central). Em consequência, há uma tendência de ocorrer um diminuição da atividade motora, reatividade à dor e da ansiedade. Também é muito comum um efeito euforizante inicial e que posteriormente aumenta a sonolência do dependente.

 

Álcool etílico

         É um produto da fermentação de carboidratos (açúcares), presentes em vegtais, v.g. cana-de-açúcar, beterraba,milho, uva, cevada, etc.

       Têm propriedades euforizantes e intoxicantes, existem desde muito tempo com relatos em alguns registros arqueológicos, que os primeiros indícios do consumo de álcool pelo ser humano datam de mais de oito mil anos, portanto na Pré-História e desta época para cá praticamente todas as culturas têm ou tiveram alguma experiência com este consumo.  Pode-se afirmar, sem receio de errar, que o consumo de álcool é a droga psicotrópica de uso e abuso mais amplamente difundida em grande número e diversidade de países da atualidade.

       Com a fermentação, pode se produzir beidas com concentrações de álcool com até 10%, sendo esta porcentagem a porção do volume de álcool puro contida na bebida, Um exemplo são os vinhos...

                                                

         A fermetação é um processo anaeróbico de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de micro organismos, tais como bactérias e fungos, também chamados nesses casos de fermentos.

       Para se obter maiores quantidades de álcool, o processo utilizado é o da destilação, que vaporiza uma substância líquida e, em seguida, se condensam os vapores resultante para se obter de novo um líquido, geralmente mais puro. Em doses baixas, é utilizado, sobretudo, por causa de sua ação euforizante e da capacidade de diminuir as inibições, o que facilita a interação social.

       Existe relação entre os efeitos do álcool e os níveis da substância no sangue, que variam em razão do tipo de bebida consumida, a velocidade da ingestão da bebida, e se o indivíduo se alimentou podendo ser possível alterações no metabolismo do álcool (droga) por várias situações - p. ex. insuficiência hepática, em que a degradação da substância é mais lenta.

Níveis de Álcool no Sangue

Baixo

Médio

Alto

 

ü Desinibição do comportamento,

ü Diminuição do senso crítico,

ü Hilariedade (explosão de risos, alegria súbita) e labilidade afetiva (é a propriedade de alternância de emoções, variações entre altos e baixos com mudanças bruscas de humor sem motivo aparente). Resumindo a pessoa ri ou chora por motivos insignificantes,

ü Certo grau de incoordenação motora (Perda da capacidade de coordenar os movimentos),

ü Prejuízo das funções sensoriais.

 

 

 

ü Ataxia* (significa a perda de coordenação dos movimentos musculares voluntários)

 

ü A fala torna-se pastosa, há dificuldades de marcha e aumento importante o tempo de resposta, reflexos mais lentos,

 

ü Aumento da sonolência, com prejuízo das capacidades de raciocínio e concentração.

 

ü Podem surgir náuseas e vômitos,

 

ü Visão dupla – diplopia,

 

 

ü Acentuação da ataxia e sonolência, podendo chegar até ao coma,

 

ü Pode ocorrer hipotermia e morte por parada respiratória.

ATAXIA: www.apahe-pt.com/ataxia_o_que_e.htm

 

O álcool induz tolerância, o que significa que o indivíduo vai necessitar cada vez mais, numa progressão, de maior quantidade de álcool para se produzir o mesmo efeito que se deseja ou sua intoxicação. Em consequência a síndrome de abstinência, que são sintomas desagradéveis que ocorrem com a redução ou a brusca interrupção do consumo do álcool.)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 -contínua-

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode