10 ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU CARDÁPIO.

19/03/2010 11:34

 VOCÊ SABE O PODER QUE ALGUNS NUTRIENTES EXERCEM SOBRE O SEU ORGANISMO?

   

CONHEÇA ALGUMAS DICAS QUE VÃO MELHORAR A SUA QUALIDADE DE VIDA, SUA PELE, SEU CABELO... (funciona também com homens)

 

                                                                                                                                      [Por Victoria Bensaude]

 

Poucos conhecem os alimentos que devem consumir para manter uma vida saudável. Existem certas vitaminas e nutrientes capazes de melhorar o funcionamento do seu organismo, se ingeridos com frequência. Já foram feitos estudos científicos que comprovaram, que essas substâncias são capazes de prevenir doenças.

Mas não pense que são alimentos caros e importados. A nutróloga endocrinologista Valéria Goulart preparou algumas sugestões fáceis e simples para você incluir no seu cardápio e que podem fazer a diferença na sua qualidade de vida.

*

01º- A poderosa Maçã.

Considerada como alimento funcional, as maçãs ajudam a retardar o envelhecimento da pele, protegendo-a dos raios solares. Além disso, reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares, Alzheimer, câncer no estômago, fígado e pulmões, previne e mantém a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã por dia, auxilia no emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

     Complemento na reportagem: O interessante é comer uma maçã no café da manhã, pois a vitamina “C” da fruta ajuda a fixar o cálcio do leite em nosso organismo. Ela também é desinfetante buco-esôfago-estomacal.

 

02º- A indispensável Aveia.

De todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. É capaz de diminuir os níveis sanguíneos de glicemia, o colesterol ruim (LDL), impede doenças cardíacas e o câncer, por seu efeito antioxidante; regula o funcionamento do intestino, acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental, previne enxaquecas, insônia, hiperatividade e ansiedade.

Atua ainda evitando deficiência na gravidez e garante um bom desenvolvimento do feto, estimulando a produção de leite. Evita dores no estômago, gastrite, úlcera, constipação ou diarréia e flatulência.

     Complemento na reportagem: Dê preferência às aveias de marcas de produtos naturais. Olhe bem a data de vencimento do produto.

 

O3º- O famoso Alho.

Um estudo realizado na Alemanha descobriu que 1 grama de alho consumido por dia reduz em 80% o volume na placa de aterosclerose nas artérias. Mas deve ser utilizado na alimentação cru. Pode ser também na forma desidratada – só que com moderação, pois ele provoca problemas digestivos, como o mau hálito, irritações gástricas e náuseas.

Entre os seus benefícios estão a diminuição da taxa de colesterol ruim, a prevenção de tumores, além de ativar o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, reduz a pressão arterial, protege o coração e ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

      Complemento na reportagem: O alho possuí a ‘alicinia’, a mais forte substância anti-viral da Natureza. Essa substância é destruída, quando aquecida aos 50ºC. Assim, um dente de alho pode ser esmagado em um pouco de água e tomado após umas duas horas. Ou, podemos tomar cápsulas de óleo de alho, cápsulas essas compradas em farmácias homeopáticas. Mesmo assim, pelo seu poder, o alho deve ser colocado de maneira generosa no arroz, feijão, etc..

 

04º- A proteção da Soja.

Por ser rica em isoflavonas (que imita o hormônio feminino), ajuda as mulheres a manterem os níveis de hormônios regulares depois da menopausa. Mas, para isso, devem ser consumidas três vezes por semana a partir dos 25 anos.

Ela ainda reduz o risco de doenças cardiovasculares, ameniza os incômodos da menopausa e a previne o câncer de mama e de cólon. Atua ainda na absorção do cálcio, evitando a osteoporose.

      Complemento na reportagem: É alimento de grande ajuda, para aqueles que desejam se livrar do péssimo hábito de comer carnes, seja de qualquer tipo.

 

05º- O grande aliado: Azeite de Olivas.

Item indispensável na cozinha, o azeite mantém doenças como a arteriosclerose e o câncer de cólon longe de sua saúde. Atua ainda melhorando o funcionamento do estômago e do pâncreas, acelera as funções metabólicas, produz efeito protetor e tônico da epiderme, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização. E, o que é melhor de tudo: azeite ajuda a perder peso!

      Complemento na reportagem: O melhor azeite é o EXTRA VIRGEM, com acidez máxima de 0,75%. Mesmo assim, ele não pode pegar fogo ou seja, esquenta-lo é destruir completamente suas propriedades medicinais. Assim, ingira, pelo menos, uma colher de sopa por dia de Azeite de Olivas Extra Virgem, colocando na comida, em um pedaço de pão ou mesmo ele puro na boca. É santo remédio conhecido centenas de anos antes do Cristo.

 

06º- O delicioso Tomate.

Com baixas calorias e rico em nutrientes, o tomate não pode faltar na mesa. É rico em licopeno e sais minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro. Por isso tudo, é capaz de diminuir o risco de câncer, ajuda o organismo a combater infecções, fortalece a memória protegendo contra os males de Alzheimer e Parkinson. Além disso, é ideal para quem quer perder peso, pois contém apenas 25 calorias e funciona como antitóxico e laxante.

     Complemento na reportagem: É o grande aliado do homem na prevenção de câncer de próstata e mesmo após a detecção desse, ajuda a combate-lo, junto com o tratamento médico apropriado. “Tomate” é palavra do idioma Asteca (= Tomatl), apesar de ser uma fruta originária do Peru.

 

07º- O gostinho da Castanha-do-Pará.

Nativa da Floresta Amazônica, essa noz auxilia na prevenção de problemas cardíacos, é fonte de vitamina ‘E’ e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres. Ela é capaz de desacelerar o envelhecimento, reduzir o risco de doenças do coração, fortalecer a imunidade e prevenir o câncer.

     Complemento na reportagem: Uma castanha-do-pará, grande, no café da manhã, é o ideal. Basta uma por dia, todos os dias.

 

08º- O saudável Iogurte.

O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas (benéficas à saúde) por mililitro. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras. Fora isso, equilibra a microflora intestinal, auxilia na absorção dos nutrientes, controla o colesterol, aumenta a absorção de cálcio pelo organismo, melhora a imunidade e previne infecções causadas por fungos.

      Complemento na reportagem: O melhor é o iogurte natural. Tome muito cuidado e não compre iogurte ligth ou semelhantes, pois eles possuem adoçantes artificiais que são todos cancerígenos. Procure o iogurte natural comum, desnatado.

 

09º- Os benefícios da Semente de Linhaça.

A semente de linhaça é a mais rica fonte de Omega 3 existente na natureza. Por isso, abuse dela! Entre as suas ações, ela é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, a pressão alta e a trombose, auxilia no desenvolvimento e crescimento das crianças, ativa o metabolismo, auxiliando a combater a obesidade; ameniza os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa; melhora a função do intestino e diminui o colesterol.

     Complemento na reportagem: Não compre farinha de sementes de linhaça, pois assim que a semente é moída, começa a perder suas propriedades medicinais, como o Ômega 3. Compre as sementes e utilize uma colher de sopa por dia. Pode ser batendo junto no liquidificador com uma vitamina, ou no leite mesmo ou ainda, no meio de alguma mistura (granola).  Mas não coloque as sementes no liquidificador e as triture para guardar. Estará comendo “bagaço/casca” e mais nada.

 

10º- A saborosa Uva.

Rica em fibras e flavonóides, a uva tem propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina “C”, ferro e potássio. Fortalece o sistema imunológico e as artérias, reduz câncer, derrame, perda de memória e doenças cardíacas, evita o envelhecimento precoce e possuí substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenóis, poderosos aliados no combate aos radicais livres.

 

***

     ATENÇÃO:

 

     Faça uma pesquisa pela internet, digitando nomes como:

Alzheimer (https://www.alzheimermed.com.br)

Parkinson (https://www.parkinson.org.br/firefox/index.html)

Pectina (https://www.food-info.net/pt/qa/qa-wi6.htm)

Colesterol (https://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?465)

Glicemia (https://www.farmaciabordalo.pt/Servi%C3%A7os/Glicemia/tabid/77/Default.aspx)

Antioxidante (https://www.planetacacau.com.br/fique-por-dentro/o-que-e-antioxidante/25/)

Potássio (https://www.alimentacaosaudavel.org/Potassio.html)

Sódio (https://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/051024_nut_sodio.htm)

Cálcio (https://www.alimentacaosaudavel.org/Calcio.html)

Magnésio (https://www.alimentacaosaudavel.org/Magnesio.html)

Ferro X Anemia (https://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/anemia.htm)

Bactérias Probióticas (https://saude.abril.com.br/edicoes/0262/nutricao/conteudo_87712.shtml)

Ômega 3 (https://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=25)

Trombose (https://www.trombose.med.br/)

Radicais livres. (https://www.copacabanarunners.net/antioxidantes.html)

Placas de aterosclerose (https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=133)

Flavonóides (https://www.universia.com.br/rue/materia.jsp?materia=13601)

     Ou seja, monte uma tabela sua de pesquisa, para melhorar aos poucos a sua saúde. Lembre-se de que tais alimentos influem diretamente no cérebro, bem como em todo o nosso organismo.

 

***

Contato

Bachareis Nota10

reginaldoalima@gmail.com

Pesquisar no site

Leis

Código de Defesa do Consumidor (Comentado)

Código de Defesa do Consumidor Comentado SUMÁRIO Lei n.º 8.078, de 11.9.1990 Dispõe sobre a proteção ao consumidor e dá outras providências.................................11 Lei n.º 8.137, de 27.12.1990 Define os crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá...

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode